No início do século 19, a Espanha sofria uma alta pressão politica na America Latina. Estavam ocorrendo diversos movimentos de independência. Em 1820, os espanhóis saíram de Lima, capital do Peru, levando com eles um imenso tesouro que levou anos para ser juntado.
O tesouro continha centenas de caixas de joias, estatuas de ouro, coroas encrustadas com joias preciosas, cálices de ouro, barras de ouro e prata, entre outros. Mas os itens mais impressionantes eram duas estatuas da Maria segurando Jesus feitas inteiramente de ouro.
As ordens dadas ao capitão William Thompson eram de levar as riquezas para a Cidade do México, mas ele e sua tripulação decidiram tomar o tesouro e mataram os guardas. Eles fugiram para a Ilha do Coco, próxima a Costa Rica. Acredita-se que eles esconderam o tesouro na ilha antes de serem capturados pelos espanhóis.
Toda a tripulação foi julgada e condenada a forca por pirataria. Porém Thompson e seu subcomandante fizeram um trato com a Espanha: eles os levariam ao tesouro se não fossem enforcados. Ao retornar a ilha, os dois conseguiram fugir para a floresta e nunca mais foram vistos.
Ilha do Coco |
Desde então milhares de curiosos procuram pelo tesouro de Lima na Ilha do Coco e nas proximidades. Hoje o tesouro é avaliado entre 200 e 300 milhões de dólares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário