sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Tesouros Perdidos #1 -- A Câmara de Âmbar

     Esta é uma nova série do blog chamada Tesouros Perdidos. Nela falarei de tesouros que simplesmente desapareceram, alguns por conta do tempo, outros por conta de guerras.

    A Câmara de Âmbar era uma sala feita de ouro e outras pedras preciosas. Ela ficava no Palácio de Catarina, na atual Russia. Nela haviam mais de seis toneladas de âmbar. Sua construção se iniciou em 1701 e levou mais de dez anos para ficar pronta. Sua beleza era tão grande que era considerada por muitos a oitava maravilha do mundo. Por mais de 300 anos a sala permaneceu intacta. Até que se iniciou a Segunda Guerra Mundial.
     Com a invasão nazista sobre a Russia, o medo que a sala cai-se em mãos erradas era perturbador. A sala não podia ser removida, pois com o passar do tempo o Âmbar se tornou frágil e podia se romper. Os russos até tentaram esconder a sala colocando um papel de parede em cima do âmbar, mas o plano não deu certo e em menos de 2 dias o exército alemão já estavam movendo a sala. Em 1941 a sala estava sendo exposta pelos nazistas no Castelo de Königsberg.
Castelo de Königsberg
    Em 1945, com a guerra chegando ao fim, o castelo foi extremamente bombardeado e destruído pelos aliados. A Câmara de Âmbar nunca mais foi vista desde então. Testemunhas afirmaram que ao menos partes da câmara foram retiradas dos destroços, mas o governo russo negou o ocorrido. Uma única pedra preciosa foi encontrada em 1997 e usada na reconstrução da câmara. Dezenas de exploradores procuram pistas do paradeiro dela. Alguns dizem que os nazistas a haviam escondido em uma mina de prata ou em uma lago, mas a Câmara de Âmbar jamais foi encontrada novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário