sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

O Misterioso D.B. Cooper

    No dia 24 de Novembro de 1971, ocorreu o sequestro de um Boeing 727 entre as cidades de Portland e Seattle, ambas nos Estados Unidos. Sequestro de aviões não eram tão incomuns, mas esse se diferenciou dos outros por diversos motivos. A identidade do sequestrador nunca foi revelada e sua fuga foi digna dos filmes hollywoodianos. Ele pulou de paraquedas com a aeronave em pleno vôo. Vejamos o sequestro passo a passo.
Retrato falado do sequestrador feito pelo FBI
    Mais cedo naquele dia, um homem portando apenas uma maleta preta, comprou uma passagem só de ida de Portland para Seattle. Ele se identificou apenas como Dan Cooper. Como não havia tanta segurança como nos dias atuais, ele embarcou como um passageiro comum. O avião decolou as 14:50. Após alguns minutos, Cooper deu um bilhete dobrado a uma aeromoça. Ela não deu muita atenção e guardou o bilhete em sua bolsa. Foi então que Cooper sussurrou para ela: "Senhorita, é melhor você olhar para esse bilhete. Eu tenho uma bomba."
Avião sequestrado
    No bilhete estava escrito: "Eu tenho uma bomba na minha maleta. Vou usa-la se necessário. Eu quero que você sente ao meu lado. Você esta sendo sequestrado." Após sentar-se ao seu lado, ele mostrou a bomba para a aeromoça e disse suas exigências. Ele queria 200 mil dólares e quatro paraquedas. Ela alertou o piloto que se comunicou com o aeroporto. Cooper também pediu um caminhão de combustível para reabastecer o avião.
   Durante a viagem, Cooper foi extremamente educado segundo testemunhas e aparentava estar calmo e relaxado, como se soubesse exatamente oque estava fazendo. Após horas de vôo, o avião pousou e os passageiros foram libertados, a não ser pelo piloto e por alguns membros da tripulação. Cooper recebeu suas exigências e ordenou que o avião decola-se logo após o reabastecimento.
A rota da aeronave
    Cooper ordenou q o avião fosse em direção ao estado de Nevada. Em certo momento ele mandou todos os tripulantes para a cabine do piloto e disse para deixarem a porta fechada. As 20:00, a tripulação sentiu uma mudança na pressão do ar, indicando que a porta traseira havia sido aberta. Quando o avião pousou, as 22, Cooper havia desaparecido.
    O FBI coletou digitais, DNA e fez até mesmo retratos falados de Cooper, mas jamais foi capaz de encontra-lo. Já houveram vários suspeitos, mas nenhum se provou ser Cooper. Nem mesmo seu nome ajudou a encontra-lo. Dan Cooper era o nome de um gibi da Bélgica. As únicas evidencias encontradas foram alguns pacotes do dinheiro do resgate. Eles foram encontrados por uma criança em 1980. 
    Após um erro em um jornal ele passou a ser conhecido como D.B. Cooper. Conforme os anos passaram, Cooper se tornou um ícone cultural, sendo citado em diversos filme, séries e outras mídias. Hoje, ele já deveria ter mais de 80 anos, se ainda estiver vivo. A façanha de Cooper foi algo jamais visto antes e que jamais se repetiu.




Nenhum comentário:

Postar um comentário