segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Esquecidos - Funicular de Paranapiacaba

    Essa é publicação é  parte de uma série no blog chamada Esquecidos. Você pode ver as outras partes clicando aqui

      
    Funicular é um sistema feito para que uma locomotiva(trem) possa se mover em plano inclinado por meio de cabos de aço. Esse sistema permite ultrapassar grandes diferenças de nível. Entre Santo André, no interior de São Paulo, e o litoral paulista funcionava o Funicular de Paranapiacaba. Ele iniciava-se na Vila de Paranapiacaba, em Santo André, e chegava no litoral por Cubatão. O funicular operou até a década de 80.
Trem passando por túnel do Funicular
    Após funcionar apenas para turistas por algum tempo, o funicular parou de ser usado e foi abandonado. O sistema tem aproximadamente 12 quilômetros de extensão e conta com diversas pontes e túneis. Hoje, os túneis estão repletos de morcegos e muitas das pontes caíram ou estão cobertas de vegetação.
Túnel e Ponte do Funicular
    Nos dias de hoje, o Funicular é chamado de Trilha do Funicular, já que muitas pessoas se aventuram pelas ruínas como se fosse uma trilha. Fazer essa "trilha" é ilegal e perigoso, pois as pontes são extremamente altas e estão podres. O único jeito de passar pelas pontes caídas é contorna-las pelo mato, correndo o risco de se deparar com cobras e outros animais.
Trilha do Funicular
Aventureiros em baixo de uma das pontes
Uma das pontes coberta por vegetação
    A neblina da Serra também dificulta muito a visão nas pontes.
    
    Dentro de alguns túneis existem galerias com centenas de metros subterrâneos. Não deve ser muito difícil se perder lá, pois parece um labirinto. 
    Desconsiderando todos os perigos da trilha, o lugar ainda apresenta certa beleza, pois é possível ver a tecnologia e as construções do passado sendo corrompidas pela natureza.
Túnel com janelas
Vegetação tomando a entrada do túnel


Nenhum comentário:

Postar um comentário