Amelia Earhart foi uma das primeiras mulheres a se destacar na aviação, sendo a primeira mulher a atravessar o Atlântico voando sozinha. Mas ela foi vitima de um dos desaparecimentos mais famosos da aviação.
Amelia pilotava um bimotor Lockheed Electra. Seu copiloto era Fred Noonan. Juntos eles queriam realizar a volta ao mundo com seu avião. Em maio de 1937 eles iniciaram a viagem. Após dois meses, eles já haviam passado por cinco continentes, incluindo paradas em Fortaleza e Natal.
Amelia e Fred |
Faltava apenas uma parada para que a volta ao mundo estivesse completa. Em 2 de Julho, eles decolaram de Lae, Nova Guiné em direção a Ilha Howland. Eles iriam pousar na ilha e decolar em direção aos Estados Unidos, mas eles nunca chegaram lá.
O Avião de Amelia |
Mil quilômetros após a decolagem, eles enviaram um sinal de rádio dizendo que o combustível estava acabando. As buscas pelo avião continuam até hoje. Existe até uma organização cujo o objetivo é descobrir o paradeiro de Amelia. A principal hipótese do grupo diz que Amelia e Fred se perderam no caminho. O clima estava ruim no dia do acidente.
Nos últimos anos foram encontrados pedaços de avião e vestígios humanos numa ilha próxima a Ilha Howland, a Ilha Nikumaroro.
Ilha Nikumaroro |
A teoria diz que Amelia teria feito um pouso forçado na ilha. Mas teria ela sobrevivido? Se sim, quando teria morrido e onde estaria o avião? A teoria pode ser verdadeira, já que um desvio na rota poderia ter passado pela ilha.
Em vermelho, o trajeto correto e em preto o trajeto da teoria. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário