domingo, 6 de março de 2016

As Catacumbas de Paris


    No fim do século 18, Paris sofria com o excesso de corpos em seus cemitérios. Após uma série de desmoronamentos, os franceses resolveram reutilizar algumas minas que passavam por baixo da cidade. Eles moveram os corpos para o sistema de túneis e os empilharam um por um.

    
    O resultado gerou uma espécie de arte mórbida e pode ser visto até hoje. Estimasse que cerca de 6 milhões de corpos estejam amontoados bem debaixo da capital francesa. E o sistema de túneis é enorme: cerca de 300 quilômetros. Com o passar do tempo, as catacumbas foram utilizadas em outras ocasiões, como na Segunda Guerra Mundial. Hoje elas são abertas a visitação, porém o "tour" não leva nem a um terço das caminho.
Placa localizada próxima a entrada que diz: "Pare! Este é o império da morte"
    Só existe um entrada "oficial" para as catacumbas, porém diversas pessoas já encontraram entradas abandonadas. Dezenas já invadiram as "partes proibidas" por entradas que nem a própria polícia deve conhecer bem. Estas pessoas também vandalizaram com pichações as paredes das catacumbas. Já houve também casos de pessoas que se perderam pelos túneis. Existem áreas de difícil acesso onde o único meio de se passar é rastejar por cima dos ossos.
Áreas vandalizadas e de difícil acesso
    As catacumbas já foram retratadas na cultura popular de diversas vezes. Já apareceram em livros, filmes e até mesmo em no videogame Call of Duty: Modern Warfare 3. A aparição mais recente foi no filme Assim Na Terra Como No Inferno de 2014.
Poster do filme

Nenhum comentário:

Postar um comentário