sábado, 26 de abril de 2014

Chernobyl - 28 Anos

Há exatos 28 anos ocorria o terrível acidente da usina nuclear de Chernobyl. Os eventos ocorridos por ele geraram mais de 4000 mortos e uma região de 100.000 km² inabitável.

Parque de diversões abandonado em Pripyat
Mas há muito mais história por trás desta fatalidade.  Tudo começou na década de 70 na Ucrânia que na época pertencia a União Soviética. Ao contrario do que a maioria pensa, as pessoas não moravam em Chernobyl. Elas moravam em Pripyat, uma cidade maior construída especialmente para os trabalhadores da usina. 
Pripyat hoje
A usina era formada por 4 reatores, construídos entre 1977 e 1983. Tudo ocorria bem até que no dia 26 de abril de 1986 algo deu errado. As 1:23 da manha o reator de número 4 sofreu uma explosão  de vapor que foi seguida de um incêndio, explosões menores e derretimento nuclear. A cobertura de 1000 toneladas não resistiu. A temperatura se elevou a 2000°C. 
Reator 4 depois da explosão
Em menos de um dia, toda a população de Pripyat foi evacuada. Na semana seguinte mais de 1800 helicópteros foram necessários para controlar o incêndio no reator. Em novembro do mesmo ano, foi construído um "sarcófago" em volta do reator. Ele foi feito para que não vazasse mais radiação do reator. Mas já era tarde demais. A radiação chegou ao Reino Unido. A contaminação foi 400 vezes a da bomba de Hiroshima. O sarcófago só vai funcionar durante 20 a 30 anos. Um dia ele vai ser inútil. 
Mascará de gás infantil
Surpreendentemente, os outros três reatores continuaram a serem usados até 2000 quando foram oficialmente desativados.

Cultura Popular

Chernobyl se tornou um grande ícone da cultura popular. Conta com filmes, histórias, jogos amadores e outros. A palavra "nuclear" se tornou famosa por sua culpa. Mas a citação mais famosa do acidente ocorreu no videogame Call of Duty 4:Modern Warfare, em que o jogador passa duas missões em Pripyat da década de 90. Nela um traficante tenta vender urânio do reator a uma milicia russa. As imagem abaixo mostra o extremo realismo do jogo:

Galeria

Deixo aqui algumas fotos de antes e depois do acidente.












Nenhum comentário:

Postar um comentário