domingo, 30 de agosto de 2015

Oak Island -- O Maior Tesouro da Terra

     Oak Island é uma pequena ilha no estado de Nova Escócia, Canadá. A ilha fica próxima ao continente e é ligada a ele por uma pequena ponte de pedra. Mas poderia esta pequena ilha esconder o maior tesouro da humanidade?
Localização de Oak Island

     Em 1795, após ver estranhas luzes vindo da ilha, Daniel McGinnis descobriu uma grande. depressão com uma árvore enterrado. No galho da árvore havia um polio de navio. Já que havia ouvido histórias de piratas na região, Daniel voltou para casa e decidiu voltar com seus amigos e equipamento para escavação.
O Poço do Dinheiro
         Após cavar 3 metros, eles encontraram uma camada com tábuas de carvalho. A cada três metros eles encontravam outra camada idêntica. Porém quando chegaram a 9 metros de profundidade, eles decidiram que não podiam prosseguir sozinhos. O buraco é chamado até hoje de Poço do Dinheiro. Eles só voltaram 8 anos depois, após fundar uma empresa especialmente para a escavação.
Esquema do Poço do Dinheiro

        As camadas de carvalho continuavam depois dos 9 metros, mas haviam outras coisas. Aos 12 metros havia uma camada de carvão, aos 15 uma de piche e aos 18 uma de fibra de coco. Aos 27 metros foi encontrada uma pedra com alguns símbolos de um alfabeto desconhecido. Na época acreditasse que ela foi traduzida de forma incorreta. Eles acharam que estava escrito: " Quarenta pés abaixo, dois milhões estão enterrados. ". Infelizmente a pedra desapareceu em 1919.
      Depois de cavar mais alguns metros, o poço foi inundado por um armadilha e voltou a profundidade de dez metros. A armadilha era extremamente bem projetada, havia um túnel lateral que ligava o buraco ao mar. A busca foi abandonada e só voltaria 45 anos depois.
            Em 1849, a Truro Company foi fundada para retomar a escavação. A empresa cavou outro buraco, mas ao chegar em 30 metros, o poço foi inundado novamente. Eles decidiram usar uma broca para atingir descobrir oque havia em profundidades impossíveis de se alcançar por culpa da armadilha. Eles acharam abeto aos 29 metros, depois haviam 14 centímetros de carvalho e algo como "peças de metal" logo após. Eles chegaram a conclusão de que teriam perfurado uma arca com o tesouro.
            Tentando impedir que a água chegasse até o Poço do Dinheiro, a Truro começou a construir uma represa em Smith's Cove (a praia de onde vinha a água que inundava o buraco), assim eles poderiam drenar a água e prosseguir com a escavação. Mas uma tempestade destruiu a represa antes de ela estar pronta.
A distância de Smith's Cove do Poço do Dinheiro
             Em 1861 foi fundada a Associação de Oak Island e ,após diversas tentativas cavar um poço que pudesse driblar a armadilha,  a empresa faliu por falta de fundos
              Foi encontrado um pedaço de couro de carneiro em uma outra escavação. Nele estavam duas letras, algo como "VI", "UI" ou "WI".
         Para tentar identificar de onde vinha a água da armadilha, foi bombeada água com tinta vermelha no poço e foi descoberto que a água não vinha apenas de Smith's Cove, mas de pelo menos outros dois pontos.
              Em 1970, Daniel Blankenship cavou um outro poço para fugir das armadilhas. Esse poço se chama 10-X e tem 72 metros de profundidade.  Por meio de câmeras mandadas até o fundo do poço foi possível identificar ferramentas, baús e até mesmo restos humanos. O 10-X afundou, mas foi reencontrado numa escavação posterior.
10-X e o Poço do Dinheiro
             Em 2006, a ilha foi comprada pelos irmãos Rick e Martin Lagina. Eles fecharam uma parceria com o History Channel e tem uma série chamada a Maldição de Oak Island. Na séria Daniel Blankenship, agora com 90 anos, e seu filho ajudam os irmãos em suas tentativas de achar o tesouro.  Num dos episódios foi mostrado uma das maiores descobertas feitas na ilha, uma moeda espanhola de 1600 foi encontrada no pântano.
Os irmãos e a moeda espanhola
                    As provas não deixam dúvidas de que Oak Island foi preparada e adaptada para esconder o tesouro. As fibras de coco encontradas não são naturais, já que não existem palmeiras no Canadá. Já foi provado que a própria praia de Smith's Cove e as outras armadilhas foram construída por mãos humanas. O pântano foi apontado como local do tesouro após Fred Nolan encontrar estanhas pedras cuja formação fazia uma cruz. No centro da cruz havia uma pedra que tinha o formato de um rosto humano enterrada.
                Com o passar dos anos foram feitas diversas especulações de quem teria escondido o tesouro. Uma teoria diz ser um tesouro templário, escondido ali antes mesmo do descobrimento da América. Outros dizem que a maçonaria é a responsável. Existem outras teorias que falam que falam sobre piratas e marinheiros espanhóis. Muitos dizem que Shakespeare teria escondido em suas obras pistas que levariam ao tesouro.
                      E oque estaria enterrado lá? Tesouros jamais imaginados ou um conhecimento que nenhum homem já foi capaz de ter? Talvez sejam objetos misticos que ninguém seria capaz de controlar. Poderiam ser até coisas que provem a veracidade de Cristo, como a Arca da Aliança ou o Santo Graal. Seja lá oque for levou muito tempo e esforço sendo escondido. E seja lá quem o escondeu não queria que tirassem de lá.
Sempre teve o tesouro em sua mente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário